terça-feira, fevereiro 07, 2006

46) De volta ao "affair" Moniz Bandeira: desta vez contra um professor de Santa Catarina

Ao receber ontem, do professor Moniz Bandeira, uma entrevista que ele concedeu ao Diário Catarinense (6 de fevereiro de 2006), tomei conhecimento de que, além de processar os editores da revista Primeira Leitura, ele também ameaçou, por seus advogados, um professor de Santa Catarina.
Segundo escreve o jornalista, o professor Orlando Tambosi, do Curso de Jornalismo da UFSC, "por ter reproduzido o artigo de Romano em seu blog (otambosi.blogspot.com), também foi questionado por Moniz Bandeira e, temendo um processo, publicou uma 'carta -resposta' que Moniz escreveu a Romano".
No intervalo, recebi do próprio interessado, diversas outras resenhas, todas elogiosas, ao livro de Moniz Bandeira, com sua solicitação que as colocasse em meu Blog. Não pretendo fazê-lo, pelo menos não no momento. Ainda não li o livro, e esse maniqueismo todo, muitos encômios de um lado, um ataque devastador de outro, me parece muito pouco profissional. Assim como não gosto de "não-resenhas" (e sobre isso escrevi um artigo sobre "A arte da resenha", em meu Blog Book Reviews), tampouco gosto daquelas excessivamente elogiosas, desprovidas de espírito crítico. Vou, assim, esperar mais um pouco para considerar o que devo ou não colocar em meus blogs.

Mas, como a controvérsia parece ampliar-se, com o envolvimento involuntário de outros "personagens", vou transcrever agora alguns posts que recolhi no blog do professor catarinense constrangido a colocar a defesa do professor Moniz Bandeira, sob ameaça de processo sob a Lei da Imprensa (que, aparentemente, se aplica também a blogs).

Por ordem cronológica:

1) Primeiro, a injunção dos advogados de Moniz Bandeira:

"DIREITO DE RESPOSTA (Lei de Imprensa)
Noronha Advogados, com filiais em diversos países, representando o professor Luiz Alberto Moniz Bandeira, requer direito de resposta, com base no Art. 30 e segs. da Lei de Imprensa (Lei 5.250, de 09/02/1967), a artigo publicado neste blog, sob o título "Uma fábula hegeliana", de autoria do professor Roberto Romano - e por cortesia do próprio autor, a quem novamente agradeço. O mesmo artigo foi publicado também na edição de dezembro da revista Primeira Leitura.
Este escrevinhador só lamenta que o professor Moniz Bandeira tenha se valido da Lei de Imprensa para exigir réplica. Dentro do espírito acadêmico e de livre debate intelectual que rege este blog (que não é anônimo, não esconde e-mail e jamais precisou cortar ou "deletar" um comentário sequer), nada precisaria exigir: publicá-lo-ia, com prazer, por um simples pedido, como convém a um colega dessa ingrata profissão."

(Seguia a transcrição da longa resposta do Professor Moniz Bandeira, já de conhecimento dos leitores deste Blog.)


2) Agora, o que o próprio professor Tambosi escreveu:

Sexta-feira, Janeiro 6
Que venha a tréplica !

Agradeço a manifestação de apoio dos amigos deste blog, certamente o primeiro no Brasil a ser atropelado pela "velha, surrada e rabugenta" Lei de Imprensa (como diz o amigo Aluízio). Mais lamentável é que a origem dessa desnecessária pendenga tenha sido um artigo acadêmico, uma crítica de idéias. Repito o que já disse: o livre debate, com o respeito às posições divergentes, é uma marca desta página e será mantida, ainda que desagrade certos poderes. Os dois artigos da discórdia estão aí. O leitor pode pesar os argumentos.
Quando julgar oportuno, o professor Roberto Romano terá direito à tréplica. Como, certamente, o professor Moniz Bandeira invocou a Lei de Imprensa também contra a Primeira Leitura, onde saiu "Uma fábula hegeliana", a réplica e a tréplica devem ser publicadas no próximo número da revista. E aqui também, claro.

Ah, ia esquecendo: recomendo a leitura dos comentários.
posted by Orlando Tambosi at 9:42:00 PM | 21 comments


3) Agora, a transcrição de coluna de jornalista catarinense:

Sábado, Janeiro 7
No, no pasarán !

Transcrevo aqui nota do jornalista florianopolitano Carlos Damião, publicada hoje em seu blog (link ao lado), a propósito da invocação da Lei de Imprensa contra esta página pelo professor Moniz Bandeira, intelectual tido, segundo a revista Primeira Leitura de dezembro, como guru do secretário-geral do Itamarati, Samuel Pinheiro Guimarães - o homem da linha "terceiro-mundista" nas relações exteriores.

"O blog do Orlando Tambosi foi objeto de intimidação por parte de um escritório de advocacia que representa um intelectual brasileiro. Intimidação às claras, com ameaça de enquadramento na Lei de Imprensa, objeto legal (sic) remanescente do regime militar. O motivo para a ameaça foi um debate de idéias. Quem usa a Lei de Imprensa para rebater idéias é porque não tem argumentos suficientemente elucidativos e democráticos. Quem usa a Lei de Imprensa não é intelectual, é candidato a ditador.
Ao abordar este assunto, quero esclarecer que a submissão do sistema de comentários deste blog à leitura prévia do autor se deve unicamente ao ataque sistemático de que fomos vítimas, durante semanas, com ofensas e ameaças por parte de cretinos petistas (nem todos os petistas são cretinos, diga-se a bem da verdade), que não sabem conviver com idéias contrárias ou relativamente arejadas. (*)
É por isso que eu digo e repito: abaixo o stalinismo!
Ou, como diria La Pasionaria (Dolores Gomez Ibárruri), heroína da Guerra Civil Espanhola, quando se referiu aos fascistas: “No pasarán!”.

(*) Ainda assim, de mais de 600 comentários na fase 10 do blog, apenas 11 foram cortados, por conterem termos de baixo calão ou porque seus autores não se identificaram corretamente.
posted by Orlando Tambosi at 10:34:00 PM | 11 comments


4) Outra transcrição de coluna de jornalista:

"Domingo, Janeiro 8
Ainda sobre o direito de resposta

Da coluna de Raul Sartori, no jornal A Notícia (de Joinville), sobre o a invocação da Lei de Imprensa contra este blog pelo professor Moniz Bandeira:

A conhecida banca Noronha Advogados, com filiais em diversos países, representando o eminente professor Luiz Alberto Moniz Bandeira, requereu direito de resposta, com base na Lei de Imprensa, a artigo publicado no blog do filósofo e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Orlando Tambosi, sob o título "Uma fábula hegeliana", do professor Roberto Romano. Tambosi ficou surpreso por Bandeira ter se valido da Lei de Imprensa para exigir réplica, já que seu inteligente blog, dentro do espírito acadêmico e de livre debate intelectual que o rege, o publicaria com prazer, com um simples pedido.
(A coluna de Sartori também pode ser lida em seu site).

posted by Orlando Tambosi at 9:32:00 PM | 14 comments"


5) Mais reações, encore:

"Segunda-feira, Janeiro 9
Que saia pela culatra !

DO BLOG LAUDAS CRÍTICAS, de Maurício Tuffani:

"Idéias se combatem com idéias. Mas há aqueles que preferem apresentar seus argumentos por meio da coerção. Roberto Romano, professor de ética e filosofia política da Unicamp (e também colega blogueiro por meio do Filosofia Política), escreveu na revista Primeira Leitura a resenha "Uma fábula hegeliana" sobre livro de autoria de um respeitável acadêmico (sem nenhuma ironia) cujo nome permanecerá excluído deste post. O motivo desta omissão é justamente não dar ao indigitado o destaque que buscou por meio do apelo à Lei de Imprensa."

LEIA AQUI, na íntegra.

posted by Orlando Tambosi at 10:56:00 PM | 6 comments"


6) Finalmente, uma síntese, pelo professor Tambosi, dos materiais relativos ao que agora tornou-se uma contenda, muitos deles já de conhecimento dos leitores:

"Sexta-feira, Janeiro 13
Primeira Leitura responde a Moniz Bandeira
(Ver todos os materiais neste link)

Reinaldo Azevedo, diretor da revista Primeira Leitura, notificado pelos advogados de Moniz Bandeira a propósito de "direito de resposta" a artigo-resenha de Roberto Romano publicado na edição de dezembro, afirma que não a publicará, a menos que seja forçado por decisão judicial.
Para Reinaldo, o professor Bandeira escolheu um "ritual truculento", e "não há o que fazer a não ser estimulá-lo a seguir o que lhe parece ser o caminho normal."
O jornalista também se refere indiretamente a este blog: "um site que reproduziu a resenha também virou alvo do escritor ofendido."

Leia aqui a resposta de Reinaldo Azevedo e acesse também a resenha de Romano, "Uma fábula hegeliana", e a resposta de Moniz Bandeira, só disponível neste blog. (À esquerda, mais uma vez, o filósofo idealista G. W. F. Hegel).

posted by Orlando Tambosi at 1:03:00 AM | 23 comments"

Nenhum comentário: