sábado, dezembro 12, 2009

554) Lembrar-se de ser cetico....

Ser cético é o melhor seguro...
Pablo Rodrigues Vilarnovo

Tenho estudado esse assunto durante anos e sempre estive ao lado de céticos. Para mim não há espaço para consenso na ciência. Acreditávamos que a Terra era o centro do Universo, acreditávamos que a Terra era estática e o Sol gravitava em torno do nosso planeta. Foram céticos como Copérnico e depois Galileu Galilei que desafiaram o consenso da época descobrindo maravilhas sobre o universo. E isso aconteceu com todos os grandes cientistas da estirpe de Newton, Darwin e Einstein.Todos eram céticos. Todos desafiaram o "consenso" de suas épocas. Alguns foram excomungados, ameaçados, desgraçados por sua ciência.

A noção de que os céticos não querem fazer absolutamente nada está errada. Os céticos acreditam que o papel da boa ciência serve para que decisões sejam feitas embasadas em dados científicos sérios. Acreditam que o Carbono não é o responsável pelo aquecimento global. Isso não quer dizer que nada deva ser feito. O homem sim muda o ambiente em que vive. Construímos cada vez mais cidades, asfaltamos cada vez mais ruas, destruímos cada vez mais as margens de rios e lagoas, represamos rios, modificamos geografias que existem em milhões de anos. Isso causa uma mudança na relação entre o homem e a natureza e porque não, com o clima. Cidades são conhecidas com Ilhas de Calor.

O que os céticos combatem é a noção de que inibir a presença do carbono na atmosfera resolverá o problema do aquecimento global. Isso é errado. Os impactos do aquecimento global não serão medidos em aumentos em graus e sim nas consequências de fenômenos naturais que hoje, e sempre, foram parte de nosso planeta. Quando os vikings colonizaram um maior ilha do planeta e lhe deram o nome de Greenland, o fizeram pois essa ilha era verde e não o deserto branco de hoje. As temperaturas na época eram maiores que são hoje. Quando a neve começou a cair, tiveram que abandonar Greenland. Foi o aquecimento global o responsável por isso? Seriam os vikings responsável pelo primeiro aquecimento e depois resfriamento do mundo? Será que os vikings param de lançar carbono na atmosfera para que as temperaturas caíssem?

Não haverá mais ou menos alagamentos por conta do aquecimento global. Mas haverá mais alagamentos pois cada vez mais impermeabilizamos os solos com asfalto. Haverá mais alagamentos pois cada vez mais causamos o assoreamento dos rios pela destruição de suas margens. Haverá mais desastres porque construímos ilegalmente nas encostas. A tragédia de Nova Orleans foi causada pelo ser humanos e não por um furação de classe 1.

O maior alerta que os céticos fazem é que estamos gastando bilhões, talvez trilhões em projetos que não resolverão absolutamente nada, onde os reais problemas estão sendo ignorados. É esse o desejo dos céticos, não que nada seja feito.

Nenhum comentário: