segunda-feira, janeiro 05, 2009

391) Cuba: 50 anos de castrismo (2)

Desta ver a favor da revolução cubana, do site do Sol, Partido Socialismo e Liberdade.

A cinqüenta anos da revolução cubana
Socialismo
Escrito por Pedro Fuentes
Dom, 04 de janeiro de 2009
Cuba

Quando iniciarmos o primeiro dia do novo ano se cumprirá os cinqüenta anos da revolução triunfante em Havana com a qual culminou a luta de 26 de julho encabeçados pelo Fidel e o Che.

Os psolistas não podem duvidar em afirmar que a revolução cubana foi o acontecimento mais importante acontecido em nossa "Pátria Grande" Latino-americana. Talvez possamos divergir sobre apreciações de seu regime político, da política internacional seguida pelo Fidel em certos periodos. Mas o concreto é que foi um movimento tão poderoso e tão genuíno para que hoje Cuba seja o único país do chamado “socialismo real” que existe e do qual não só podemos reivindicar sua história como também seu presente; Cuba mantém suas conquistas sociais e seu orgulho de ser independente do imperialismo a menos de cem milhas de suas costas.

Como forma de recordar essa revolução e esse momento histórico transcrevemos um artigo do Olmedo Beluche do Movimento Popular Unificado do Panamá. Do mesmo queríamos destacar sua lembrança da Celia Hart, falecida faz uns meses, que fora também amiga e simpatizante entusiasta do PSol, e que morreu afirmando uma idéia que resgata Olmedo em seu artigo e muitos de nós. Que o futuro da revolução cubana se decidirá principalmente no que ocorra na luta Latino-americana em curso; na continuidade e aprofundamento dos processos da Venezuela, Equador, Bolívia… dos quais nos sentimos parte.


Cuba, cinquenta anos na primeira linha de combate

Olmedo Beluche

Em memória de Celia Hart Santamaría

Neste momento de júbilo, em que os revolucionários do mundo comemoramos cinqüenta anos da Revolução Cubana, me sinto triste pois nos faz falta uma de suas melhores combatentes e seu mais puro produto: Célia Hart Santamaría. Célia foi a ligação, por herança e vontade própria, entre a geração do Moncada e a que deve portar o legado revolucionário e socialista neste século que começa. Sendo talvez a melhor propagandista que já teve a revolução, soube manter uma consciência crítica tão necessária nesta conjuntura decisiva que atravessam Cuba e a América Latina.

Ainda que o desânimo me afete, a condição humana me impede de escapar dos sentimentos, assumo a tarefa de dedicar estas linhas de reflexão a um dos acontecimentos mais importantes da história mundial, na certeza de que Celia cumpriria esta tarefa muito melhor. Ela, certamente nos citaria Che: "Em qualquer lugar que nos surpreenda a morte, bem-vinda seja, sempre que esse nosso grito de guerra tenha chegado a um ouvido receptivo, e outra mão se levante para empunhar nossas armas, e outros homens comecem a entoar cantos de luta com sons de metralhadora e novos gritos de guerra e de vitória."

Uma grande revolução

Recentemente um amigo cubano, dos emigrados e críticos, me dizia que no século XX só houve três autênticas revoluções: a russa, a chinesa e a cubana. Eu só agregaria a vietnamita e lhe daria toda a razão.

Até os que são críticos ao regime cubano não podem deixar de admirar, seja em foro intimo ou privado, o peso histórico desempenhado por esta pequena ilha no cenário mundial durante este meio século. Uma revolução democrática contra uma ditadura agente do imperialismo ianque que foi se tornando socialista enquanto se radicaliza produto da agressão estrangeira, onde as massas populares não deixaram de ser protagonistas nas ruas em nenhum momento. Um pequeno barco que, em que pesem todas as tormentas e apesar dos pesares, não naufragou em um mar onde outros navios afundaram.

Um processo conduzido por Fidel Castro, com uma biografia já mítica, que começa como dirigente estudantil, passando pelo Moncada e a prisão, ao banimento e a Sierra Maestra, à tomada do poder, sabendo mover-se entre os interesses das duas potências que regiam ao mundo para sair-se com a sua, até o momento presente quando contra todo prognóstico, manteve o socialismo enquanto Rússia, Europa Oriental, China, inclusive o Vietnã, retrocederam ao capitalismo.

Uma revolução a 50 milhas do império norte-americano que atravessou todas as fases do modelo clássico das revoluções, como dizia Nahuel Moreno: uma primeira fase (revolução de fevereiro) onde as massas insurrectas derrubam um regime ditatorial movidas por consignas democráticas (reforma agrária, democracia política, soberania econômica); uma segunda fase ( Revolução de Outubro) a partir da Segunda Declaração de Havana em que se começa conscientemente a construção do socialismo como a única forma de sustentar -se frente a agressão estrangeira e poder realizar as demandas democráticas.

Com a diferença, em relação a Revolução Russa, de que a condução sempre esteve nas mãos de Fidel e do Movimento 26 de julho, ainda que tenha tido seus "mencheviques" e "eseristas" internos, que pularam do barco entre uma fase e outra.

Inclusive, como todo processo revolucionário autêntico teve seu Termidor, ainda que breve, controlado e superado parcialmente, ao início dos anos 70, quando assassinaram Che na Bolívia, fracassando o intento de se criar "dois, três... muitos Vietnam", e fracassada a safra de dez milhões de toneladas, a Revolução Cubana se viu obrigada a aceitar certos condicionamentos dos burocratas do Kremlin em troca da ajuda econômica necessária do Bloco Soviético (o CAME).

Quando o movimento 26 de Julho passa a ser o Partido Comunista de Cuba retornam certas figuras estalinistas, como Blas Roca, que haviam estado fora do processo revolucionário em 1958. O chamado "quinquênio cinza" segundo a União dos Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC) como nos recordara Celia em um de seus últimos artigos ("Cuba em marcha revolucionária... e sem Fidel"). Fase que o próprio Fidel corrigiu em grande medida em sua Retificação de Erros e Tendências Negativas, segundo nos recordou Celia também.

... que transcende a nível mundial

Mas o que dá seu peso histórico à Revolução Cubana é sua transcendência internacional. Na América Latina faz 50 anos que vivemos sob o signo desta revolução. Sua influência naquela geração foi imediata. Ela possibilitou não só os intentos revolucionários dos anos sessenta, em que uma camada de jovens, do México à Argentina entregaram suas vidas inspirados em sua influência.

Como não recordar neste momento de quem, à sua maneira, também foram seus filhos: Santucho, Miguel Henríquez, los hermanos Peredo, Camilo Torres, Floyd Britton, Carlos Fonseca, Cayetano Carpio, as guerrilhas do estado de Guerrero no México, na Venezuela, Uruguai, El Salvador, em todo continente, tantos milhares! E à sua maneira, ou de outra maneira: Salvador Allende.

A Revolução Cubana fez pensar e atuar milhões. Também colocou o debate sobre a teoria e a praxis. Recordo as inflamadas polêmicas: maoismo x estalinismo; foquismo guerrilheiro x trabalho de massas; abstencionismo x participação eleitoral; "via pacífica ao socialismo"x "revolução socialista ou caricatura de revolução".

No Panamá, no mesmo ano, um grupo de jovens inspirados pela Revolução Cubana chegaram até Cerro Tute, em Santa Fé de Veraguas, sob a liderança de Polidoro Pinzón. Cuba alimentou espiritualmente aos estudantes panamenhos que nessa década escreveram a mais gloriosa página de nossa história, sem a qual não seriamos o que somos neste pequeno istmo: a Gesta de 19 Janeiro de 1964 contra a presença do imperialismo ianque na Zona do Canal.

Mas o processo cubano não limitou sua influência neste lado do continente, também chegou à juventude norte-americana, a que se opôs a guerra do Vietnã, ao movimento estudantil universitário, a do paz e amor, ajudou a amadurecer o Movimento pelos Direitos Civis e a lideres como Malcom X, aos chamados Panteras Negras, cujos lideres mais conseqüentes seguem jogando um papel importante na política dos Estados Unidos.
Cuba mudou a sociologia norte-americana, pondo fim ao predomínio da conservadora teoria estrutural funcionalista, dando origem a uma vertente marxista com Wright Mills encabeçando a mesma.

Não há dúvidas que Cuba também esteve no coração dos jovens europeus de Maio de 68. E deveria se verificar, não me corresponde fazê-lo, até que ponto pôde influenciar em processos revolucionários antiburocráticos como a Primavera de Praga. Ou quanta força moral deu aos vietnamitas para seguir resistindo e derrotar as bombas do império mais poderoso da história inspirados por aqueles caribenhos que os tinham como exemplo?

Enfim, a história do mundo não se pode compreender sem tomar em conta o que foi realizado por esse grupo de jovens barbudos naquela pequena ilha há 50 anos. Seus atos foram inspiração, ainda durante a pesada noite do neoliberalismo dos anos 90, quando perversamente se dizia que "o mundo havia mudado e o socialismo estava morto", nos que resistíamos a entregar as bandeiras olhávamos para Cuba para provar que outro mundo é possível.

O futuro de Cuba se joga hoje na América Latina

Passado todo esse tempo, superados tantos obstáculos, depois de vencer tantas lutas, sustentar-se firmemente na primeira linha de combate diante de tantos sacrifícios, não garante que tudo já tenha sido superado e que o futuro de Cuba socialista já esteja escrito. Moderem seu otimismo os ingênuos. Cuba e sua revolução atravessam neste momento uma hora decisiva, outra mais. Novos debates e problemas se apresentam na ilha.

O próprio Fidel advertiu, em 17 de novembro de 2005, e Celia nos recordou: "a revolução cubana era possível de derrubar-se de dentro, por nossas próprias carências. Era o início de uma nova batalha. Uns meses depois teve que deixar seu protagonismo, pois adoeceu gravemente. As perspectivas daquele discurso estão ainda abertas e não creio que todos façam a mesma leitura.

As simpatias que sentimos por Cuba, sua revolução e seus líderes, não podem ser pretextos para negarmos as debilidades, dificuldades ou "carências" do sistema cubano. Fazer o contrário à maneira estalinista de pretender maquiar a realidade para pintar um falso quadro que estamos "às portas da fase superior, do comunismo"seria não só um ato de irresponsabilidade, seria um ato contrarrevolucionário.

Nós revolucionários, preferimos a sinceridade, como a daquele funcionário do PCC que não faz muito tempo me dizia "em Cuba nenhum dirigente ignora os problemas, o que acontece é que nem sempre sabemos como resolvê-los".
Problemas que foram postos em evidência este ano por três furacões, um dos quais nos levou a Celia, mostrando as debilidades de sua economia em duas áreas chave: infra-estrutura de suas habitações e produção de alimentos.

A sociedade Cubana é socialista por seus objetivos históricos e não porque atingiu sua meta. Porque socialismo, no sentido pleno da palavra, ou seja, uma sociedade que garanta a todos os seres humanos a satisfação de suas necessidades biológicas e espirituais, só será possível como um sistema mundial que reparta equitativa e racionalmente as riquezas, como já disse Leon Trotski.

Enquanto o mundo estiver controlado pelo sistema capitalista, o imperialismo, ou seja, pela extração de mais-valia da classe trabalhadora e uma divisão da riqueza pela via do mercado, a desigualdade social e nacional seguirá prevalecendo. Este determinante externo faz de Cuba e sua revolução, no sentido estrito, uma sociedade de transição ao socialismo, não uma sociedade socialista.

Por isso, literalmente o futuro da revolução Cubana se joga hoje, não só nas decisões que se tomem em Havana, com as reformas empreendidas por Raúl Castro, mas nos processos revolucionários da Venezuela ou Bolívia, na ALBA ou o Mercosul.

O debate sobre a economia cubana
Como sociedade em transição ao socialismo, a economia cubana tem duas alas: uma socialista e uma mercantil. Cada uma das quais se expressa em duas moedas: o peso e o peso convertível. Por uma o estado garante os mínimos serviços e alimentos ao povo, por outra, em um mercado oficial ou subterrâneo muitas vezes, pela via mercantil os cidadãos adquirem (os que podem) os bens que não estão entre os mínimos.

A parte socialista da economia cubana garante ao cidadão comum o mínimo para a vida o que mostra a grandeza e as possibilidades deste sistema, o que desejam os bilhões que padecem de fome
Em todo o mundo: uma alimentação básica, subsidiada pelo estado, energia elétrica e água quase de graça, saúde, educação e cultura. Isso se expressa na justeza do slogan: " Na América Latina há milhões de crianças de rua, nenhuma delas é cubana".

Celia defendia à morte a "cartilha” ou "caderneta de racionamento", como uma conquista, apesar de muitos vê-la com ódio. É claro que numa sociedade de plena riqueza e completamente socialista não se justificaria uma caderneta de alimentos e serviços mínimos. Mas como essa sociedade não existe, a caderneta garante aos cidadãos uma divisão mais equitativa da riqueza social.

A contradição é que a cartilha, com todas as suas limitações (não dura o mês inteiro), recorda ao povo que se vive em um país pobre e, além disso, violentado pelo bloqueio, mas é sob a forma de uma "economia de guerra" que se assegura o bem-estar de todos, sem esquecer de nenhum. Em Cuba ninguém mendiga nem morre de inanição. Quem dera que pudesse se falar o mesmo nos Estados Unidos e no Japão.

O problema colocado e que se debate intensamente em Cuba, e que foi o mesmo que se discutiu nos anos 20 na URSS, é como encontrar o equilíbrio entre ambas caras do sistema, como equilibrar a equação, em um momento em que o socialismo mundial não chegou, nem se vislumbra a curto prazo (e, portanto, nem o fornecimento de bens para garantir abundância para todos os cidadãos).

O dilema é que o estado não tem capacidade de garantir "a cada qual segundo a sua necessidade", portanto há que permitir certo jogo da economia mercantil, consciente de que o mercado implica em disparidades sociais, a exploração de classes e se te descuidas, a restauração capitalista completa e a derrota da revolução.

Por isso Celia Hart advertia no artigo que já citei: "A estratégia da revolução Cubana não pode ser "enriqueçam" como promulgou o Comitê Central do Partido Comunista da República Popular da China em um de seus congressos. Assim acabaríamos com todo este empenho". Agregava: "Mudar tudo o que precisa ser mudado em Cuba, para que não mude o que não pode ser mudado, para não ser morto".

Ou seja, como sustentamos o processo revolucionário iniciado quase cinqüenta anos sem perder sua essência socialista? Volto à Celia: "O aprofundamento socialista da revolução, sem usar as armas do capitalismo, e um inabalável internacionalismo são o caminho. O futuro interminável da revolução mais linda está lá, sabendo por que fracassaram as demais..."

Nesse acalorado debate que há em Cuba encontro coincidências e matizes entre a posição de Celia e o interessante setor que encabeça Pedro Campos. Coincidências em que há que dar a maior participação e co-responsabilidade possível aos próprios trabalhadores como entes ativos da direção e autogestão nas empresas, que me parece ser a proposta central de Campos. Mas o eixo da política econômica, na perspectiva de Celia, está na planificação centralizada.

Ela disse: "Se necessitamos incrementar por razões táticas o trabalho privado em Cuba, coisa que pode ser perfeitamente, isto deve ser acompanhado por um incremento mais pesado do "plano único" que propuseram Trotski e Che.

Cita a Che: "Se esquecer que a planificação é a primeira etapa da luta do homem por adquirir pleno domínio sobre as coisas...de tirar do homem sua condição de coisa econômica". E cita Trotski sobre a NEP através de Isaac Deutscher: "... precisamente porque o país voltava a viver uma economia de mercado, devia tratar de controlar o mercado e de preparar-se para exercer o controle".

Por outro lado, a tese que pretende que socialismo equivale a estatização total da economia não tem sentido, ao menos na fase de transição. Nacionalizar ao barbeiro ou a manicure é absurdo. A estatização da economia cem por cem foi uma medida tomada por Stalin para assegurar o controle político da sociedade, e logo se converteu modelo.

Na transição ao socialismo é inevitável a existência de um segmento mercantil ou privado da economia e , posto que existe, apesar da proibição, é melhor oficializá-lo para poder controlá-lo. Isso não é incompatível com a planificação central e a estatização da grande industria que é o que propunha Marx.
Ao final, dá para ser otimista. A condução política e o povo cubana saberão encontrar as melhores soluções para os problemas.

Vários fatos se apresentam como positivos: ao que parece a crise norte-americana levará ao novo governo de Obama a cumprir sua palavra de abrir diálogo com a ilha; além disso, os processos políticos abertos na América Latina seguem fortes, apesar das sabotagens, e se fortalecerão com a quase certa vitória do FMLN salvadorenho nas próximas eleições.

Por isso, nós que crescemos sob o signo daquele grande acontecimento e para os panamenhos que tivemos a honra de escutá-la em 22 de agosto passado na Universidade do Panamá, coincidimos com Celia Hart em que : "O futuro da revolução socialista de Cuba deve ser uma das preocupações dos revolucionários de todo o mundo..."porque essa revolução pertence a humanidade inteira.

Panamá, 26 de dezembro de 2008





Cuba festeja meio século de revolução



Manuel Guerrero Torres



Os cubanos fejarão no próximo 1º de janeiro o 50º aniversario do triunfo da Revolução que pôs fim à ditadura de quase sete anos do general Fulgencio Batista.

Na madrugada de 1º de janeiro de 1959 uma esquadrilha de quatro aviões, com Batista e seus principais colaboradores a bordo, saiu do acampamento de Columbia, na capital, a principal instalação militar do país, com destino a Santo Domingo, onde foi recebido por seu homólogo dominicano Rafael Leónidas Trujillo.

A exitosa ofensiva da guerrilha dirigida por Fidel Castro, na antiga província do Oriente; e de Ernesto Che Guevara e Camilo Cienfuegos, no território central de Las Villas, liquidou um regime que matou em torno de 20 mil pessoas.

Batista derrubara o presidente Carlos Prío Socarrás em 10 de março de 1952 quando se preparavam eleições gerais, nas quais não tinha nenhuma possibilidade de ser eleito.

Fidel Castro intentou ocupar em 26 de julho de 1953 a segunda fortaleza militar do país, em Santiago de Cuba, com uma centena de jovens.

Condenado a 15 anos e anistiado por pressão popular, foi para o México, de onde regressou em 2 de dezembro de 1956 no iate Granma para iniciar a luta guerrilheira que, em dezembro de 1958, tornava impossível a permanência do tirano no poder.

O governo dos Estados Unidos, que brindou a Batista apoio econômico e militar desde o primeiro momento, ao final comprovou que a suerte dele estava dada e começou a buscar uma solução que não fosse a vitória rebelde.

Com esse propósito o embaixador estadunidense em Havana Earl T. Smith comunicou-lhe em 17 de dezembro desse ano que “o Departamento de Estado via com ceticismo qualquer plano ou intenção de sua parte que significasse permanecer indefinidamente em Cuba".

Em seu livro O quarto andar, o diplomata reconhece que "os Estados Unidos, diplomática, mas claramente, haviam dito ao presidente da República que devia ir-se de seu próprio país".

Smith revela que recomendou ao ditador "uma transmissão de poderes ordenada" e Batista, a partir da conversa com Smith, começou a manobrar para proteger sua partida e os interesses que ele representava, mediante a formação de uma junta militar que impedisse o triunfo guerrilheiro.

Em uma reunião com o chefe do Estado Maior Conjunto, major general Francisco Tabernilla, e outros altos oficiais, o governante lhes ordenou que buscassem “uma solução nacional”.

Tabernilla dispôs que o general Eulogio Cantillo, chefe de Operações no Oriente, pedisse uma entrevista a Fidel Castro, na qual esse alto oficial se comprometeu a iniciar um movimento militar em 31 de dezembro que depusesse a Batista e desse apoio incondicional à guerrilha vitoriosa.

O hoje líder da Revolução informou em 1º de janeiro em Santiago de Cuba, após a rendição da cidade, que Cantillo descumpriu sua palavra ao participar da formação de uma junta em Havana, a frente da qual situaram o magistrado mais velho do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), Carlos Manuel Piedra.

Aquela efêmera junta cívico-militar, com Cantillo como chefe do Estado Maior do Exército, morreu praticamente ao nascer pois inclusive o pleno do TSJ se negou a legitimá-la por seu caráter espúrio.

O líder insurreto denunciou que essa manobra, que qualificou de golpe ambicioso e traiçoeiro, se deu de acordo com Batista para deixá-lo escapar e nesse mesmo dia, em alocução radial colocou: Revolução, sim; golpe militar, não!

O contundente rechaço do chefe guerrilheiro paralisou a ação e Cantillo, num último intento mandou buscar em Ilha de Pinos, ao sul desta capital, os militares presos por uma conspiração descoberta em 4 de abril de 1956, e entregou o comando do exército al coronel Ramón Barquín.

Este oficial tampouco pode resolver a situação e em 2 de janeiro Camilo Cienfuegos ocupou o acampamento, donde na noite de 31 de dezembro Batista deu os últimos toques a um plano que considerava salvador.

O povo cubano despertou no primeiro dia do ano de 1959 sem saber que o ditador se havia ido furtivamente em horas da madrugada anterior e com a surpresa de ver nas ruas os jovens revolucionários, que se apoderaram de delegacias de polícia e dependências oficiais.

A primeira notícia da fuga foi dada pelo jornalista Carlos Lechuga às 10 da manhã pelo canal 2 de televisão pois antes emissoras de radio se haviam referido a que transcendentais fatos estavam ocorrendo.

Salvo alguns combates esporádicos com elementos paramilitares em lugares do centro de Havana, a normalidade imperou tanto na capital como no interior do país, onde as milícias rebeldes assumiram o controle.

O panorama da capital foi descrito pela popular revista Bohemia da seguinte forma: A cidade se lançou às ruas, tanto tempo ausentes do calor popular; repicaram os sinos e nas varandas e janelas penduraram bandeiras cubanas e a senha vermelha e negra do M-26-7 (a organização dirigida por Fidel Castro).

Milicianos fidelistas surgiram de todas as partes, armados de pistolas, revólveres e escopetas de caça (…) um exército civil se havia apoderado da rua, frustrando toda possibilidade de um contragolpe e anulando as possibilidades políticas da traição de Eulogio Cantillo, comentou a Seção em Cuba, a mais importante da publicação.

Enquanto essas ações se desenvolviam em Havana, Fidel Castro entrava em Santiago de Cuba e em seu primeiro discurso após o triunfo disse que “a Revolução começa agora (…) não será uma tarefa fácil (…) será uma empresa dura e cheia de perigos, sobretudo nesta etapa inicial”.

Meio século depois dessa advertência, os cubanos celebram a chegada a meio século de um processo que ultrapassou inumeráveis obstáculos, entre os quais figuram de maneira proeminente a hostilidade de 10 presidentes dos Estados Unidos e a disposição de conversar, sem condições, com o próximo mandatário Barack Obama.




Cuba: uma potência médica mundial

Havana, 29 dez. (PL) ─ Cuba já é uma potência médica mundial, afirmação avalizada, entre outros aspectos, no estado de saúde alcançado pela população do país, com indicadores iguais e ocasionalmente superiores aos das nações ricas.

Assim manifestou hoje o doutor Joaquín García, vice-ministro do Ministério da Saúde Pública (MINSAP), em conferência de imprensa.

O experto destacou ademais outros importantes fatores que fazem da medicina cubana um serviço de excelência, seu caráter universal, gratuito e acessível a todos, os baixos índices de mortalidade infantil (5,3 por cada mil nascidos vivos em 2007) e aumento da esperança de vida (77,97 anos).

A destacada atenção à grávida, à criança e aos adultos idosos, o programa de vacinação imperante, aplicação e desenvolvimento das tecnologias mais avançadas de diagnóstico e tratamento, assim como a indústria de vacinas, reagentes, medicamentos e outros produtos biotecnológicos, formam parte da estratégia sanitária, agregou.

Por outro lado, foram ressaltados por García a formação de recursos humanos durante mais de quatro décadas e a prestação de serviços médicos em qualquer parte do mundo que o necessite.

O experto indicou que na atualidade laboram no setor mais de 400 mil profissionais e técnicos.

Desde 1959 até a data, graduaram-se mais de 95 mil médicos, 13 mil 806 estomatólogos, 37 mil 652 licenciados em enfermaria e mil 245 licenciados em tecnologia de saúde.

Atualmente estudam em Cuba 31 mil 814 jovens de 123 países, dos quais 24 mil 848 em medicina. Nove mil 638 o fazem na Escola Latino-americana de Medicina (ELAM) e 14 mil 407 no Novo Programa de Formação do Médico Latino-americano, acrescentou.

Cumpriram missões internacionalistas ao redor de 185 mil profissionais e técnicos de saúde em 103 países do chamado terceiro mundo.

Hoje Cuba tem relações de cooperação com 154 países e presta assistência técnica em 13 setores de seu desenvolvimento econômico e social com a presença de 47 mil 554 profissionais e técnicos em 97 países.

Destes, 36 mil pertencem ao setor de saúde em 73 países, afirmou o vice-ministro.

Graças à Operação Milagre, um projeto iniciado em 2004 a instâncias do líder da Revolução cubana Fidel Castro, realizaram-se um milhão 389 mil 234 operações em pacientes de 32 nações, asseverou.

García ressaltou o impacto negativo na saúde do bloqueio imposto pelos Estados Unidos a Cuba, que durante o periodo de 1998 a 2007 sobrepassou os dois bilhões 268 milhões de dólares.


Revolução elevou esperança de vida em 20 anos no oriente cubano

Holguín, Cuba, 29 dez. (PL) ─ Os benefícios sociais garantidos pela Revolução cubana desde seu triunfo em 1959 possibilitam que hoje a população do oriente do país viva duas décadas a mais.

Segundo dados revelados nesta segunda-feira pela emissora Rádio Angulo, há meio século os naturais do norte-oriental província de Holguín viviam em média 21 anos a menos.

A expectativa de vida então estava em torno dos 57 anos, devido ao atraso sócio-econômico que lastrava o desenvolvimento desta região.

Ao triunfar, a Revolução implementou um sistema nacional de saúde pública que garantiu a atenção médica gratuita a todos os cubanos, sem importar sexo, idade, credo ou filiação política.

Nisso incide ademais o subsidio estatal a uma cesta básica familiar que satisfaz as normas dietéticas internacionais, em que pese a crise mundial de alimentos.

A esperança de vida em Cuba é atualmente de 77,97 anos, cinco a mais que a médio da América Latina e do Caribe, ainda que também cresceu a natalidade nos últimos meses.

O Escritório Nacional de Estatística revelou o crescimento estável dos nascidos vivos este ano, tendência que havia diminuído nos últimos tempos acentuando o envelhecimento populacional.

Em razão disso, o Parlamento aprovou no passado sábado uma nova Lei de Seguridade Social, que estende em cinco anos a idade laboral como alternativa ao mencionado envelhecimento.

As autoridades argumentam que os cubanos chegam hoje à terceira idade com mais saúde física e mental do que em 1963, quando foi estabelecido o sistema de seguridade social vigente até agora.


Fonte: Prensa Latina



Itens Relacionados

* Lisandro Otero: sempre confiei nas utopias
* Falece escritor cubano Lisandro Otero, Prêmio Nacional de Literatura
* Enrique Pineda Barnet: ainda espero a surpresa
* Iraque: Segundo a OMS, 120 mortes violentas por dia entre 2003 e 2006
* Qualificado de crime ataque estado-unidense a subúrbio iraquiano
* Cuba com mortalidade infantil inferior à dos Estados Unidos
* Dramaturgo cubano José Milián ganha Prêmio Nacional de Teatro
* Irã afirma que EUA "fizeram o ridículo" em incidente naval
* Ator Sean Penn: Um ditador não perde referendos constitucionais
* Suspeita de que fogo amigo matou soldados americanos no Iraque
* Cubanos vão às urnas e em fevereiro será definido futuro de Fidel
* Reuniões de bairro são a base do sistema eleitoral cubano
* Fidel Castro: Se nos foi Iris Dávila
* Bush mentiu 259 vezes sobre o Iraque
* Primeiro-ministro do Iraque anuncia a "batalha final" contra a Al-Qaeda
* Dogmas não combinam com grandes cidades
* Com a assinatura de sete declarações culmina VI Cúpula da ALBA
* Inaugurada em Cuba escultura de Niemeyer contra hegemonismo dos EEUU
* Exército estado-unidense massacra civis no Iraque
* Washington desvia a atenção para o terrorismo, alerta Golinger
* Militares estado-unidenses ficam desempregados ao retornar das guerras
* Embaixada estado-unidense admite espionagem na Bolívia
* Violência como problema de saúde é tema de debates em todo o país
* Prefeito de Belém nega envolvimento em uso irregular de recursos do SUS
* Fidel Castro anuncia que não aspirará nem aceitará reeleição
* Cuba: Raúl anuncia primeiras medidas para as próximas semanas
* Bancada do PSOL presta solidariedade ao Presidente do Equador
* Cuba sofre sanção dos Estados Unidos na Internet
* Presidente Chávez: O imperialismo foi o único perdedor na Cúpula do Rio
* Condolezza Rice, Casa Branca & Senzala
* Encerra-se hoje encontro de residentes cubanos no exterior
* Ao descartar reintegrados da Funasa, César Maia pavimentou epidemia de dengue no Rio de Janeiro
* Cinco anos da invasão norte-americana no Iraque
* A culpa é do Fidel
* Sobe cifra de baixas estadunidenses no Iraque
* O socialismo e o homem em Cuba
* Tropas estrangeiras, preços e ex-presidente em panorama peruano
* Morrem 40 civis afegãos por ataque aéreo dos Estados Unidos
* Dobradinha entre USA e oligarquia colombiana ameaça a América do Sul
* Pronunciamento de Cynthia McKinney sobre a candidatura de Barak Obama
* Fidel Castro: Estados Unidos, Europa e os Direitos Humanos
* IV Frota provocará uma mudança radical nas relações da América Latina com os EEUU
* Os Estados Unidos, eleições presidenciais e alternativas políticas
* Cretinice, século XXI
* Hiroshima rememora 63 aniversário de bombardeio nuclear dos EE.UU.
* Geórgia, onde a Guerra Fria nunca terminou
* Memórias do subdesenvolvimento, um filme sempre jovem
* EEUU e os 500 bilhões de dólares do negócio da droga
* Resgate financeiro nos EE.UU. ignora solução para crise hipotecária
* Assassinato de 1.200.000 civis em 5 anos de ocupação do Iraque encabeça as 25 notícias mais censuradas
* Blindagem de papel crepom
* Noam Chomsky: A cara antidemocrática do capitalismo
* Países procuram salvar o capitalismo com intervenção do Estado
* Paul Krugman: “A realidade jamais esteve à altura do sonho americano”
* Soldados americanos matam oito civis em aldeia Síria
* Obama reconhece desafios como Presidente
* O triunfo de Obama: um farewell aos mitos
* Obama reconheceu necessidade de reconstruir EEUU após 2 anos de declínio
* Bush autorizou o Pentágono a atacar qualquer país
* Grandes expectativas
* Estudo mostra cenários para o Nordeste brasileiro até 2050
* Recessão econômica ocidental golpeia o Sul
* EE.UU.: O retorno dos Clinton
* A grande crise dos anos 30
* Obama escolhe os que fracassaram
* Outro ataque no Paquistão contra rede de abastecimento dos EE.UU. e da OTAN
* Sapatadas contra Bush, o golpe final, diz Saramago
* Cuba─EE.UU: Meio século de conflito e futuro incerto
* Criticam nos EE.UU. abuso de poder de Bush e Cheney
* EE.UU.: outra manobra político-econômica

Nenhum comentário: