sábado, outubro 10, 2009

526) MST: a verdadeira face de uma organizacao criminosa

Brasil - MST
A explosão da barbárie

Veja, 10 de outubro de 2009

O lavrador Francisco do Carmo Neto, morador do assentamento Barreirinho, na divisa entre Goiás e Minas Gerais, a 200 quilômetros de Brasília, dorme com um olho aberto e uma espingarda ao alcance da mão. A arma está sempre carregada. Francisco não tem medo de jagunços a soldo de fazendeiros ou dos ladrões de galinha que pululam na região. Francisco tem medo dos homens do MST, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. Os líderes da organização ameaçam matá-lo há anos – tudo em razão de sua recusa em alistar-se como soldado do movimento. Ali, como em diversos assentamentos espalhados Brasil afora, o MST é o patrão; os camponeses, seu proletário. Tal qual uma boa empresa capitalista, o MST sabe captar e multiplicar o seu dinheiro.

Quer plantar? O MST consegue o financiamento, desde que mediante o pagamento de uma pequena taxa de administração. A organização cobra um pedágio de 2% dos trabalhadores que pegam empréstimos com o governo. Quem discordar dos métodos tem a liberdade de partir. Se não quiser partir, jagunços do movimento de encarregam de convencê-lo – à bala, queimando e saqueando as casas, ameaçando de morte. O Incra, o órgão governamental que deveria gerir os assentamentos, sabe de tudo isso, mas nada faz e, segundo os lavradores, sempre que pode, ainda dá apoio logístico aos criminosos do MST.

É esta perigosa simbiose entre a violência do movimento e a leniência do governo que proporciona espetáculos grotescos como o da semana passada, quando integrantes do MST invadiram a fazenda Santo Henrique, em São Paulo, de propriedade da Cutrale, a maior produtora de sucos de laranja do país. Alegando que a propriedade da terra estava em litígio, 250 famílias sem-terra ocuparam o local.

No começo, o Incra confirmou que a posse da fazenda estava em discussão na Justiça, o que impediu o advogados da Cutrale de conseguir rapidamente a integração de posse. Pura malandragem. A propriedade da fazenda já foi discutida na Justiça, mas o Incra perdeu o processo – e, evidentemente, sabia disso. Quando os juízes descobriram o estratagema do MST e de seus comparsas no Incra, era tarde demais.

Os sem-terra haviam devastado a fazenda. Os vândalos destruíram 10 mil pés de laranja, roubaram 45 toneladas de produtos agrícolas e sumiram com 12 mil litros de diesel. Para completar o serviço, quebraram 28 tratores. A empresa calculou os prejuízos em 3 milhões de reais. A ação foi tão repugnante que até a cúpula do governo Lula, incluindo o Incra, veio a público condená-la. "A minha reação é de indignação. Não tem razão para isso", disse Rolf Hackbart, o presidente do Incra. No Congresso, reavivaram-se os debates para a criação de uma CPI destinada a investigar o MST.

As ilegalidades cometidas pelo movimento dos sem-terra, entremeadas por tantas outras manifestações recentes de brutalidade autoritária, trazem à luz o verdadeiro espírito do MST: uma organização criminosa, espalhada pelos quatro cantos do país, mantida por dinheiro dos contribuintes e cujo poder provém do livre exercício da violência. VEJA esteve no assentamento Barreirinhos, onde moram 140 famílias que, assim como o lavrador Francisco, convivem com a natureza belicosa do movimento.

Essas famílias vivem há anos sob o signo do terror, levando uma vida pior do que as outras, aquelas que aceitam se submeter às ordens despóticas da organização.
Muitos já foram embora, com medo da morte. Os lavradores que resistem sofrem toda sorte de retaliação. Desde que foram assentados pelo Incra, há uma década, os sem-terra criaram uma cooperativa própria e decidiram se afastar da cartilha maoísta do MST. Isso, na prática, significava dizer que não participariam mais de invasões e não aceitariam mais as duras regras importas pelas lideranças do movimento.

Essa relação siamesa entre o Incra e o MST está na raiz do fracasso do projeto de reforma agrária do governo Lula. Nos últimos anos, o Incra distribuiu mais terras do que em toda a história do país. Foram 43 milhões de hectares, nos quais cerca de 520 mil sem-terra foram assentados. Há água, energia e um teto para a maioria desses camponeses. Eles têm moradia, o que certamente constitui um avanço – mas isso basta? "A reforma agrária não é apenas a redistribuição de terras improdutivas, mas um meio de fazer com que os lavradores consigam produzir nos assentamentos", explica o professor Gilberto de Oliveira Júnior, da Universidade de Brasília.

Hoje, mesmo após o governo ter gasto 1,3 bilhão de reais, os assentados produzem pouco, como confirma uma pesquisa feita pelo Ibope nos assentamentos (ver tabela). Produzindo pouco, não têm renda. Sem renda, não conseguem sair da pobreza. A lógica que governa a política do Incra e do MST é simples – e cruel. Ela aponta que há um descompasso entre a dinheirama investida pelo governo e a situação de penúria na qual vivem os assentados. Aponta também uma solução: em vez de usar o dinheiro da reforma agrária para financiar as atividades criminosas do MST, o governo deveria investi-los na produção agrária dos assentamentos. Esta lógica, a de quem realmente precisa dos investimentos para sair da pobreza e desenvolver a economia do país, é impecável.

Reportagem completa neste link.

VEJA TAMBÉM

VANDALISMO NO CAMPO. O MST É A NOSSA AL QAEDA

Reinaldo Azevedo | VEJA.com 08/10/09

Alguns leitores reclamaram do tom que empreguei em dois textos sobre os ditos sem-terra: MAIS UM CRIME ESCANCARADO DO MST. ATÉ QUANDO? e ARRUMEM SANGUE PARA O MST. O MOVIMENTO ESTÁ COM SEDE. Dizem que exagerei um pouco; que poderia ter sido mais compreensivo com um problema cuja natureza é social. Pois é: eu não acho que seja, mas volto a este ponto mais tarde. Quero me ater aqui às demonstrações de selvageria explícita do movimento, que abandonou a fazenda Cutrale, obedecendo a uma ordem judicial, mas deixou atrás de si um rastro impressionante de destruição: mais pés de laranja derrubados, tratores destruídos, instalações depredadas.

Quem fez aquela miséria toda? Foi o MST! Mas como intimar o movimento a dar explicações? Como responsabilizá-lo criminalmente? Ele não existe! Os sem-terra se organizam como um partido clandestino. A figura mais carimbada do movimento é João Pedro Stedile, chefe dessa indústria de produzir ideologia e mentiras. Mas notem que ele tem aparecido pouco. Gilmar Mauro já teve o seu período de estrelato e sumiu. Depois foi a vez de Jaime Amorim, que agora emudeceu. Legalmente, essas figuras pertencem a cooperativas, estas, sim, unidas em espírito ao movimento. O MST é a Al Qaeda nativa - um pouco mais centralizado, é verdade -, e Stedile é seu Osama Bin Laden.

Saibam que o movimento mantém em segredo os nomes da maioria dos dirigentes - seguindo, rigorosamente, a receita de um partido que eles chamariam “revolucionário” e que eu chamo “terrorista”. A ação no laboratório da Aracruz já havia evidenciado do que essa gente é capaz. A depredação da fazenda da Cutrale, no entanto, superou mesmo as piores expectativas. O que distingue aquilo que vimos da ação de um grupo qualquer que integre o crime organizado? Não faltou nem mesmo o assalto puro e simples, o roubo.

Tentam alguns emprestar sotaque econômico - e até de economia política - a esta fase de radicalização do movimento: o programa Bolsa Família teria desmobilizado os ditos sem-terra ao lhes tirar, como chamarei?, os obreiros da ideologia, aquela massa de manobra que serve aos propósitos do movimento sem nem saber por quê. Muitos teriam preferido pegar a ajuda oficial, deixando o MST pra lá. Não descarto que isso tenha acontecido. Mas que não se deduza daí que o movimento está “fraco”.

Nunca esteve tão forte a depender do ângulo que se olhe. O MST tem hoje o controle do Incra e praticamente monopoliza as verbas públicas dedicadas à assistência social ao campo. Em cinco anos, o governo repassou para ONGs ligadas ao movimento a estupenda quantia de R$ 115 milhões. Outro dia, um desses articulistas especializados em igualar desigualdades indagou quanto o governo cedeu à indústria na forma de renúncia fiscal ou redução de impostos. Foi para promover a baderna? Foi para financiar a transgressão a uma penca de artigos da Constituição e do Código Penal?

MP antiinvasão
Existe uma Medida Provisória contra invasão de terras, editada em 2000, no governo FHC. O número de invasões caiu drasticamente. E voltou a subir no governo Lula. Foram 497 entre 2000 e 2002 (na média, 165,67 por ano) contra 1.357 entre 2003 e 2008 (média de 226,17) - um aumento de 37%. A violência cresceu brutalmente. A MP basicamente indispõe para reforma agrária terra invadida. Atenção! O governo Lula nunca a aplicou. O PT chegou a recorrer ao Supremo contra a MP quando era oposição e perdeu. No poder, Lula se nega a cumprir um texto legal. Os petistas não aplicam leis com as quais não concordem.

O verdadeiro responsável pelo vandalismo do PT chama-se Luiz Inácio Lula da Silva, e o nome do que ele pratica, negando-se a aplicar a lei que coíbe invasões, é prevaricação.

Cadê o Ministério Público?
Cadê a OAB?
Cadê aquela, como é mesmo?, associação dos juízes em defesa da democracia — ou algo parecido? Na última vez em que ouvi falar de sua presidente, ela havia assinado um manifesto contra — eu escrevi CONTRA — uma CPI para investigar a origem dos recursos que alimentam os ditos sem-terra.

Uma associação de juízes que assina um manifesto contra uma prerrogativa legal do Congresso — fazer CPIs —, mas que se cala diante da prevaricação do presidente da República dá uma definição de si mesma e de seus critérios de justiça. E ajuda a explicar por que chegamos a este ponto.

Um comentário:

Dalla Vecchia disse...

Gostei muito de seu blog. É bom sabermos que nem todas as pessoas a nossa volta são alienados políticos. Estou fazendo um blog político, um pouco mais "light", já que sou mais novo, e os meus leitores serão adolescentes. Mas confira meu blog, dê uma opinião, será muito bem vinda de voce. Parabéns pelo blog.

Abraço
Gabriel