quinta-feira, janeiro 19, 2006

36) De novo o Império: mais peças do affair...


O tema da controvérsia entre o historiador Moniz Bandeira e os editores da revista Primeira Leitura, que em seu número de dezembro de 2005 publicou uma resenha desfavorável, volta à agenda.
Tenho procurado disponibilizar, em diversos posts, todas as peças do dossiê, tanto as resenhas favoráveis e as entrevistas do próprio autor do livro, como os comentários desfavoráveis efetuados pelo resenhista e editor da citada revista.
Ver, por exemplo, os posts 31, 32, 34 e 35, neste mesmo Blog, bem como as remissões efetuadas em meu Blog principal, sob números 158 e 163.

Desta vez vou disponibilizar elementos de informação que me foram repassados pelo próprio autor, a saber:

1) Carta de Moniz Bandeira a Primeira Leitura, de 2 de janeiro de 2006 (Resposta a Roberto Romano, sobre o artigo “A formiga que marchava contra o império: uma fábula hegeliana”, publicado na edição 46, dezembro de 2005).
(ver o post subsequente, de número 37)

2) Carta de seus advogados aos editores da revista, datada de 3 de fevereiro de 2006(sic), mas que deve ser de 3 de janeiro (pedido para que estes providenciem a publicação da carta-resposta do Prof. Moniz Bandeira, em tamanho equivalente, nos termos dos artigos 29 e seguintes da Lei de Imprensa)
(ver o post seguinte, 38)

Disponho ainda de outros elementos do dossiê, como os artigos favoráveis publicados pelos professores Amado Luiz Cervo e José Luiz Fiori no Correio Braziliense (em 14 de janeiro de 2006), mas seus formatos impedem a colocação neste blog.
Continuarei acompanhando o assunto.

Nenhum comentário: